Jovem grava um vídeo de alerta e publica nas redes sociais após escapar de uma tentativa de estupro de um motorista da Uber. No vídeo ela faz um alerta denunciando o motorista por tentar dopá-la durante uma viagem.

Duda Bassani, estudante de biologia de 20 anos saltou do carro em movimento para escapar de uma tentativa de estupro, após o motorista insistir que ela inalasse um produto.

De acordo com Duda, tudo começou quando o motorista insistiu que ela usasse um produto “desengordurante” para desembaçar a tela do celular dela. “Eu não dei muita bola, ele pingou o ‘negocinho’ ali num pano, eu passei no meu celular e tudo ok. Depois ele falou pra eu sentir o ‘cheirinho’. ‘É um cheirinho muito bom, né? O cheiro do desengordurante’”, relembra a jovem.

“Dai eu falei que não tinha sentido aí ele pegou o pano de volta e pingou bem mais liquido, passou o pano pra trás e pediu pra eu cheirar. Quando o pano chegou aqui [perto do nariz] eu comecei a tontear e começou a ficar tudo preto e daí ele falou ‘tira a máscara e sente o cheirinho de perto’. Nisso eu coloquei a mão na porta e ele trancou as portas bem nessa hora”, acrescenta.

Já sob o efeito da substância sonífera, a jovem conseguiu destrancar a porta por dentro e se atirou do carro em movimento. Ela disse que o motorista ainda pediu o pano de volta e ela o arremessou em sua direção, assustada.

“Foi aterrorizante, desesperador. Depois eu fui direto pra delegacia, com o advogado, com o delegado e a empresa do aplicativo negou pro delegado dar o nome completo do motorista. Agora a gente já sabe o nome completo, já sabe tudo e a investigação tá correndo e vai dar tudo certo”, disse.

Após a formalização da denúncia, o caso passou a ser apurado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, de Canoas. A delegada Clarissa Demartini, que está à frente das investigações, disse que o suspeito já foi identificado.

“A gente está fazendo as diligências necessárias para elucidar a investigação, de como o fato aconteceu e a identificação da autoria nós já temos, já sabemos quem é o motorista. Agora nós estamos realizando outros atos de investigação que são necessários para elucidar a dinâmica do evento”, explicou.

Por meio de nota (veja a íntegra abaixo), a Uber explica que ”a conta do motorista foi desativada da plataforma assim que a empresa tomou conhecimento do episódio” e que colabora com a investigação do caso.

veja o vídeo:

O vídeo  já soma mais de 900 mil visualizações. Pelos comentários, dezenas de pessoas se solidarizaram com a jovem e se indignaram com a situação vivida por ela. “Imagina quantas pessoas ele não já deve ter feito de vítima com esse ‘desengordurante’, ainda bem que está tudo bem e logo logo isso será resolvido”, escreveu uma pessoa.

Nota da Uber na íntegra

”A Uber repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e já está em contato com as autoridades para colaborar com a investigação, nos termos da lei. A empresa acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos de assédio e violência. Este tipo de comportamento configura violação ao Código de Conduta da Comunidade Uber e a conta do motorista foi desativada da plataforma assim que a empresa tomou conhecimento do episódio.

Vale ressaltar que a Uber está sempre à disposição para colaborar com as autoridades e possui um portal exclusivo para solicitação de dados, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para processar as demandas, permitindo que informações importantes sejam repassadas com segurança e rapidez, isso tudo respeitando as leis de privacidade exigidas no País, em especial o Marco Civil da Internet.

Segurança é uma prioridade para a Uber e inúmeras ferramentas atuam antes, durante e depois das viagens para torná-las mais tranquilas, como, por exemplo: o compartilhamento de localização, gravação de áudio, detecção de linguagem imprópria no chat, botão de ligar para a polícia, entre outros.

Desde 2018, a empresa se comprometeu a participar ativamente do enfrentamento da violência contra a mulher e possui diversos projetos voltados para isso, que incluem campanhas contra o assédio, podcast educativo para motoristas parceiros sobre violência de gênero e, recentemente, em parceria com o MeToo, anunciamos um canal de suporte psicológico para apoiar vítimas de violência de gênero na plataforma”.