Na noite desta quarta-feira (22), o  Ministério da Saúde decidiu retomar a vacinação os adolescentes de 12 a 17 anos sem combordidades. O secretário-executivo, Otávio Moreira Cruz, disse que a suspensão era uma “medida cautelar”.

“Os benefícios da vacinação são maiores do que os eventuais riscos dos eventos adversos da sua aplicação”, diz a pasta nesta quarta-feira (22). “Comparando tudo o que foi aplicado, mesmo com esses supostos erros de imunização, é um percentual muito baixo então, hoje o ministério não suspende mais de forma cautelar a imunização em adolescentes sem comorbidades”.

O anúncio aconteceu após um Comitê formado por representantes do ministério, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmar que a morte de uma jovem de 16 anos de São Bernardo do Campo, ABC Paulista, não está relacionada com a vacinação contra o coronavírus.

A Anvisa se manifestou a favor da vacinação de adolescentes sem comorbidades.  “Para as conclusões sobre eficácia, foram considerados 1.972 adolescentes vacinados.

“O processo investigativo foi validado pelos membros do CIFAVI e o diagnóstico referendado. A causalidade foi classificada como coincidente, ou seja, descartou-se a possibilidade de o óbito ter sido relacionado à administração da vacina”, disse a Anvisa em nota.

Do Gazeta Brasil