A empresa de streaming Netflix está sendo processada pela enxadrista Nona Gaprindashvili. A jogadora pede uma indenização de US$ 5 milhões (cerca de R$ 26 milhões) devido à uma cena da série O Gambito da Rainha.

O Gambito da Rainha, série de sucesso da Netflix, acompanha a trajetória de Elizabeth Harmon (Anya Taylor-Joy) no mundo do xadrez. Apesar de fictícia, a trama cita diversos fatos históricos relacionados ao esporte, dentre eles uma fala sobre Gaprindashvili.

“A única coisa incomum sobre ela [Elizabeth Harmon] realmente é seu gênero. E mesmo isso não é único na Rússia. Há Nona Gaprindashvili, mas ela é a campeã mundial feminina e nunca enfrentou homens.”, diz o diálogo.

Nona, no entanto, acusou a fala de falsa e sexista, pois, segundo ela, em 1968, quando o episódio é ambientado, ela tinha competido contra pelo menos 59 jogadores de xadrez do sexo masculino. A Netflix teria ainda “trocado” a nacionalidade da jogadora, denominando-a como russa, quando na verdade ela nasceu na Geórgia.

“A Netflix mentiu descaradamente e deliberadamente sobre as conquistas de Gaprindashvili pelo propósito barato e cínico de ‘aumentar o drama’ fazendo parecer que seu herói fictício havia conseguido fazer o que nenhuma outra mulher, incluindo Gaprindashvili, havia feito”, alega a denúncia, de acordo com o site The Hollywood Reporter.