Os gestores das unidades de ensino da Prefeitura de Manaus, que fazem parte da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste II, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram nesta sexta-feira, 17/9, de uma reunião sobre o lançamento do programa “Plano 30” e também receberam orientações sobre o Programa Orçamento na Escola (Proesc). As ações ocorreram no auditório do Instituto Soka Amazônia, localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Norte.

O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, também participou do evento e disse que a qualidade de ensino da rede municipal irá melhorar muito com esses incentivos.

“Lançamos hoje o Proesc, que vai dar mais autonomia para o gestor da escola, mais agilidade e condições, para que ele resolva problemas que antes tinha que pôr no sistema, demandar o distrito, que encaminhava para a engenharia e não tinha prazo para iniciar os serviços. Esse é um instrumento que nós realizamos e que se tudo der certo vamos reduzir custos e solucionar essas demandas estruturais das escolas”, disse Avelino.

O Proesc, que foi lançado nesta sexta pelo prefeito David Almeida, vai disponibilizar a todos os gestores das mais de 500 escolas da rede municipal, uma verba que será um instrumento ágil, fundamental para a manutenção e outras despesas relacionadas com a atividade educacional, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, por meio das escolas do município de Manaus.

Plano 30

O Plano 30 acontece dentro da Divisão Distrital Zonal Leste II, por meio
das escolas de 1° ao 9° ano, que vão ser submetidas a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Segundo a chefe da DDZ Leste II, Maria do Perpétuo Socorro, o Plano 30 envolve ações intensas que as escolas vão promover, para atender as necessidades imediatas e prioritárias dos gestores de toda a comunidade escolar.

“Nós vamos ter reuniões com os pais, para explicar o que é o Saeb, quais são as metas projetadas, vamos realizar simulados, dar um ganho no reforço dos ensinos e realizar palestras, para que os alunos possam entender a importância que eles têm. E realizando reuniões como hoje, envolvendo todos os gerentes da distrital, assessores e colaboradores, nós podemos realizar um programa bem completo”, disse Maria do Perpetuo Socorro.

A prova do Saeb é uma avaliação nacional, que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

A ação é coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed e busca avaliar as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática.

Setembro Amarelo

O evento contou ainda com a participação da palestrante e coach Cybele Monteiro, que falou sobre fortalecer a saúde emocional e promover uma atividade motivadora aos servidores da rede municipal de ensino.

“O evento foi muito bom e alcançou o objetivo de motivar e, também de apoiar nossos professores, gestores e demais servidores nesse momento do Setembro Amarelo”, disse.

A iniciativa do Setembro Amarelo está sendo realizada durante este mês nas unidades de ensino, e o objetivo é potencializar um espaço promotor de ações de valorização da vida, além de intensificar o diálogo sobre saúde mental com toda a comunidade escolar.