O senador Omar Aziz (PSD-AM) tem sido destaque na presidência da Comissão parlamentar de inquérito da Covid-19, CPI da Covid, que investiga irregularidades no enfrentamento do vírus no país.

Nas próximas eleições de 2022, o senador Omar Aziz deve se reeleger e continuar representando o estado do Amazonas no senador federal, segundo a pesquisa de Opinião Durango Duarte.

A pesquisa foi realizada em Manaus e dez municípios do Amazonas (Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tefé, Coari, Maués, Iranduba, São Gabriel da Cachoeira, Manicoré e Tabatinga), no período de 5 a 13 de setembro e ouviu 1.800. Eleitores apoiadores de Lula e votos do interior colocam Aziz no topo na pesquisa de intenção de voto.

O levantamento lista cinco possíveis candidatos a uma cadeira no senado, o senador Omar Aziz aparece com 25% das intenções de voto, em seguida está o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto com 21,7%, Coronel Menezes com 14,4%, Henrique Oliveira 8,2% e Chico Preto com 7,9%.

Votos do interior do AM e apoiadores de Lula prometem reeleger senador Omar Aziz, diz pesquisa

A pesquisa aponta ainda que, os candidatos à presidência da república devem influenciar na escolha dos senadores. A exemplo disso, Jair Bolsonaro vence Lula nas intenções de voto em Manaus.

Nesse sentido, os candidatos ao senado apoiadores de Bolsonaro também devem ganhar na capital, já que dificilmente os eleitores bolsonaristas escolheriam um senador que poderá se tonar dor de cabeça futuramente, como no caso de Omar Aziz que tem sido pedra no sapato de Bolsonaro a frente da CPI da Covid.

A força de Aziz, vem do interior do Amazonas, e venceria todos os outros candidatos, nos dez municípios do Amazonas pesquisados.

Confira votos da capital e interior

A margem de erro é de 2,3%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95% (se realizada 100 vezes, em 95 delas, portanto, a pesquisa dará esse resultado), afirma a empresa.