O Ursal Bar, em Belo Horizonte, criou drinks com nomes de vacinas que são distribuídos gratuitamente a quem apresentar o comprovante. O objetivo é incentivar a imunização contra a Covid-19 na cidade. Assim, o cliente recebe o drink equivalente à marca da vacina recebida – Coronavac, Pfizer, Janssen ou Astrazeneca -, e quem já tomou as duas doses tem direito a duas bebidas gratuitas.

Os drinks foram inspirados nas características das diferentes fabricantes de vacina contra a Covid-19. Ranara Feres, sócia do Ursal Bar e idealizadora das bebidas, explica o que está por trás de cada receita: no caso da Coronavac, para remeter à origem asiática, o drink é feito com saquê e é servido em um copo quadrado, parecido com aqueles usados para servir a bebida tradicional.

“Como todo mundo diz que tem reação com a Astrazeneca, o drink é bem forte, com duas doses de cachaça, para dar aquela dor de cabeça depois. O drink Janssen é servido em um copo menor e com uma dose menor de vodka, já que a vacina é de dose única. Já a Pfizer é aquela que caiu na moda, todo mundo quer, então é o drink ‘queridinho’ do momento: com gin, servido na taça e com uma rodela de laranja”, detalha Ranara.

A iniciativa dos “drinks de vacina” deve durar até o fim de setembro e ainda pode ser adiada.