Nesta terça-feira (7) uma mulher foi presa no Aeroporto Internacional de Guarulhos tentando embarcar para o exterior com madeira nacional de extração e comercialização proibida. O embarque foi impedido pela Polícia Federal, após a mala ser identificada pela Receita Federal e pelo Ibama.

Fiscais do Ibama monitoravam uma mulher que havia solicitado autorização para o transporte ao exterior, de varetas feitas de pau-brasil, cuja autorização fora indeferida pelo órgão federal. Mesmo assim, ela tentou embarcar para a Colômbia.

Por meio do raio-x, foi identificado no interior da mala a existência de material orgânico no formato de varetas. Após ser localizada, a passageira presenciou a abertura de sua bagagem, onde os fiscais constataram a presença de 37 varetas feitas de pau-brasil (caesalpinia echinata), que tem o valor estimado em  37 mil dólares, que supera R$ 190 mil.

A mulher, uma brasileira de 31 anos, que pretendia usar as varetas para produção de arcos para instrumentos musicais, foi conduzida à delegacia da PF e presa em flagrante.

A presa será encaminhada à Justiça Federal onde responderá pelo crime de contrabando.