No último sábado (28), foi encontrado o quarto peixe-leão em Fernando de Noronha. A espécie, além de ser venenosa para os seres humanos, pode causar prejuízos à fauna local, e a sua grande presença na região está  causando preocupação nos especialistas.

Os peixes estão sendo monitoradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que está treinando os mergulhadores a recolher os animais, e estudando formas de controlar a reprodução da espécie.

Segundo o ICMBio, já era esperado que o peixe chegasse ao Brasil. Eles causam medo  podendo atrapalhar o equilíbrio da biodiversidade noronhense, pois se alimentam de espécies endêmicas, que só existem naquela região, causando o seu desaparecimento.

A pesca também poderia ser atingida pela proliferação dos peixes-leão, porque os intrusos se alimentam de pequenos peixes, que servem de alimento para peixes maiores.

Eles possuem espinhos que injetam uma toxina que em humanos pode causar náuseas, febre, vermelhidão e convulsões. Por esse motivo, quem avistar um peixe-leão deve notificar os profissionais capacitados.