MUNDO – Um canal de televisão alemão informou nesta sexta-feira (20) que Talibãs mataram a tiros o parente de um jornalista que trabalhava para a Deutsche Welle (DW) no Afeganistão e era procurado pelos militantes. Um outro familiar do jornalista ficou gravemente ferido e vários conseguiram fugir. Ele atualmente mora e trabalha na Alemanha.

Alguns jornalistas afegãos dizem que foram espancados e tiveram suas casas invadidas desde que o Talibã tomou a capital Cabul, no último domingo (15), e voltou ao poder após 20 anos. A emissora diz que os talibãs foram às residências de pelo menos três jornalistas. Ainda nesta sexta, um civil alemão foi baleado a caminho do aeroporto de Cabul, mas não corre risco de vida e logo será evacuado do Afeganistão, segundo uma porta-voz do governo alemão.

Militantes do grupo extremista têm intensificando a busca por pessoas casa a casa, segundo aponta um documento confidencial da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os talibãs têm listas com nomes e os alvos são pessoas que trabalharam para forças de segurança afegãs, americanas e da Otan, além de veículos de imprensa e entidades internacionais, segundo o relatório de inteligência da ONU. O documento relata ameaças de matar ou prender familiares caso os alvos não sejam encontrados, exatamente como ocorreu com o parente do jornalista da DW — o que contradiz frontalmente as garantias públicas do grupo extremista.