Nesta segunda-feira (17) o senador Romário (PL-RJ) revidou uma declaração, via Twitter,  do ministro da Educação Milton Ribeiro onde afirmou que crianças com deficiência “atrapalham, entre aspas” o aprendizado de outros alunos sem a mesma condição, já que “a professora não tinha equipe, não tinha conhecimento para dar a ela atenção especial”.

O senador, cuja filha Ivy tem Síndrome de Down, rebateu a fala apontando que “somente uma pessoa privada de inteligência, aqueles que chamamos de imbecil, podem soltar uma frase como essa. Eles existem aos montes, mas não esperamos que estes ocupem o lugar de ministro da Educação de um país”.

Ribeiro respondeu, por meio do Twitter, afirmando que “é muito deselegante quando um representante do parlamento se dirige desta maneira a um ministro de estado” e disse que a frase havia sido “tirada do contexto”. Na entrevista, o ministro defendeu a criação de turmas e escolas especializadas em crianças com deficiência.

 

A troca de farpas movimentou o rede social e os internautas compartilharam suas opiniões sobre o tema.

Romário defendeu que “a diversidade em sala de aula não atrapalha, porque ninguém que busque o conhecimento atrapalha. Pessoas com deficiência em sala de aula estão, com a sua presença, também contribuindo para uma importante lição, a de que somos diversos e que não podemos deixar ninguém pra trás”.

Nesta terça, mais uma vez Romário enviou uma mensagem ao chefe da pasta de Educação: “deselegância, imbecilidade e idiotice é o que o Sr. vem fazendo com a educação do nosso País. Toma vergonha na cara”.

Procurados, ministro e senador não deram retorno.