MUNDO – Neste domingo (15) tem circulado vídeos nas redes sociais neste domingo que mostram tentativas desesperadas de fuga entre os moradores de Cabul, no Afeganistão, após a tomada do poder pelo grupo fundamentalista islâmico Talibã. As imagens registram momentos de desespero em uma verdadeira corrida ao aeroporto da capital, que no momento seria a única alternativa de saída do país, já que o Talibã domina as fronteiras.

Segundo publicação feita por ele nas redes sociais, após a ofensiva do grupo até a capital, o presidente Ashraf Ghani deixou o Afeganistão para evitar um “banho de sangue”. Diversos países ocidentais, entre eles Estados Unidos, Alemanha e França, fecharam as embaixadas e estão tentando acelerar a evacuação de funcionários e cidadãos.

O Talibã, grupo que virou sinônimo de radicalismo fundamentalista islâmico, voltou ao poder no Afeganistão após 20 anos, neste domingo (15). As tropas entraram em Cabul pela primeira vez desde 13 de outubro de 2001, quando tiveram de se retirar da capital sob as bombas norte-americanas e britânicas que abriram caminho para forças adversárias da chamada Aliança do Norte.

Confira o vídeo: