AMAZONAS – O governo do Amazonas realizou o envio de uma equipe de profissionais da saúde para as cidades de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, na fronteira com o país do Peru, para realizar ações de prevenção contra a Covid-19. A medida ocorreu depois que o estado peruano de Loreto emitiu alerta de uma possível terceira onda da doença, com a circulação de novas variantes.

Na última sexta-feira (13), o governador Wilson Lima disse que o Amazonas ainda não registrou nenhum caso da variante Lambda, originária do Peru e que vem preocupando as autoridades sanitárias dessas regiões.

Ainda em julho, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) emitiu um alerta de risco para a Covid, após receber a notificação de um surto de infecções em Islância, no Peru, que fica na região de fronteira do Alto Solimões, com o município de Benjamin Constant. Somente nos primeiros 20 dias do mês passado foram 82 casos, contra apenas um registrado em junho.

Wilson Lima também falou que estuda medidas para estimular a segunda dose no estado. Dados do Consórcio de Imprensa, que monitora a vacinação em todo o país, mostram que o Amazonas tem 18% da população totalmente imunizada contra o coronavírus.

O governador fez um apelo para que as pessoas que tomaram a primeira dose e estão no prazo de receber a segunda, procurem o serviço imediatamente.