Na manhã deste sábado, um terremoto de magnitude 7,2 sacudiu o Haiti causando mortes e danos a propriedades no sudoeste da ilha. O tremor causou  pânico na população que sofreu com o terrível grande terremoto de 2010.

Nas redes sociais, o primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, afirmou que “violento terremoto” provocou “várias perdas de vidas humanas e materiais” em vários departamentos geográficos do país.

“Faço um apelo ao espírito de solidariedade e compromisso de todos os haitianos, a fim de nos unirmos para enfrentar esta dramática situação que vivemos. Unidade é força.”, publicou Henry neste sábado.

O terremoto ocorreu por volta das 8h30min (9h30mn no horário de Brasília), a 12 km da cidade de São Luís do Sul, localizada a 160 km da capital haitiana, Porto Príncipe, segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Veja abaixo imagens do fenômeno deste sábado.

O tremor foi sentido em todo o país e danos materiais já foram registrados em várias cidades “Eu estava dentro da minha casa quando tudo começou a tremer, estava perto de uma janela e vi todas as coisas caindo”, relatou à AFP Christella Saint Hilaire, de 21 anos, que mora perto do epicentro do terremoto.

O Haiti é o país mais pobre das Américas e é lembrado pelo terremoto de 12 de janeiro de 2010, que devastou a capital e várias cidades do interior. Mais de 200 mil pessoas morreram e mais de 300.000 outras ficaram feridas no desastre.