BRASIL – Uma ação contra um condomínio de João Pessoa que tenta impedir a presença de gatos no local tem como autores 22 gatos. Os autores desta ação se chamam: Mãe de Todos, Mostarda, Pretinha, Escaminha, Bubuda, Guerreiro, Wesley, Pérola, Medroso, Juliete, Assustado, Preta, Atleta, Aparecido, Rainha, Esposo, Doida, Branca, Oncinha, Maria-Flor, Matuto e Sol.

Eles moram neste condomínio há muitos anos, antes mesmo da existência de moradores na região. Os próprios moradores cuidam dos animais com água, comida e até mesmo cuidados médicos quando precisam. Porém, até mesmo os próprios moradores foram proibidos de prestar atendimento aos gatos.

Segundo o coordenador do Núcleo de Justiça Animal Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Francisco Garcia, o Código de Direito e Bem Estar Animal da Paraíba estabelece que os condomínios sejam responsáveis pela guarda de animais abandonados nos prédios.

Ele explica que “Quando animais são abandonados nos prédios dos condomínios, eles ficam responsáveis pela guarda e pelo bem estar dos animais. Tem que alimentar, matar a sede, levar ao médico veterinário quando necessário e controlar a população pra que evite a procriação dentro do espaço”.