MUNDO – Neste domingo (8), às 8h (no horário de Brasília), acontece a tradicional cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos. Disputado em meio a uma pandemia, o evento teve restrição de público em quase todas as sessões. Terminada a segunda Olimpíada na capital japonesa, o bastão será passado a Paris, sede dos Jogos Olímpicos de 2024.

Com o lema “Mundos que compartilhamos”, a cerimônia tem como tema a união, a diversidade e a inclusão com a proximidade dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que começam no dia 24 de agosto. De acordo com a Comitê Organizador Tóquio 2020, a mensagem principal é de que, mesmo com a pandemia da Covid-19, o mundo permanece unido, compartilhando emoções, momentos e alegrias, propondo uma reflexão para o futuro.

O encerramento tem o tradicional desfile das delegações que disputaram as Olimpíadas, mas com um número de participantes menor, ao passo que aumentaram os casos de Covid-19 na capital japonesa e em pessoas ligadas aos Jogos. O evento marca ainda a passagem de bastão de Tóquio para Paris, responsável por sediar os próximos Jogos Olímpicos que devem acontecer em 2024.

A ginasta Rebeca Andrade, medalhista de ouro e prata nos Jogos de Tóquio, será a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento das Olimpíadas.