BRASIL – Nesta quarta-feira (4), o empresário e cantor César Soanata, pai de Lucas Santos, de 16 anos de idade – jovem encontrado morto em casa, após tirar sua própria vida, devido a comentários homofóbicos após ter publicado um vídeo em uma rede social -, agradeceu por milhares de mensagens que tem recebido desde a morte do filho, através de um vídeo postado na rede social.

“Agradeço pelas condolências e pêsames que venho recebendo desde ontem. Eu não tenho como falar, não tenho como expressar a minha gratidão a vocês porque, graças ao meu bom Deus, à minha família e aos amigos, estou aqui de pé. Eu já falei ontem no velório do meu filho, eu já falei hoje de novo e vou falar milhões de vezes se for necessário: ‘a morte do meu filho não vai passar em branco. Eu tenho certeza que Deus me deu uma missão e que irei cumprir essa missão, que é tentar abrir os olhos dos pais e das mães que a vida é muito mais do que uma curtida na rede social, é muito mais do que uma postagem com visualizações'”, disse.

Na oportunidade manifestou-se contra os haters, pessoas que usam a internet para postar comentários de ódio ou crítica na web sem nenhum critério. “A humanidade está doente, totalmente doente. A depressão, infelizmente… Agora estou sentindo na pele… Porque a gente acha que só acontece na casa do vizinho e, infelizmente, aconteceu na minha casa e, infelizmente, eu não estava perto para tentar fazer algo. Estou fazendo esse vídeo para você pai, para você mãe, para você jovem, para você adulto: ‘nunca é tarde para procurar apoio, nunca é tarde para procurar ajuda'”, disse ele.

Aproveitou também para falar diretamente aos responsáveis: “Você pai, você mãe, faça questão de estar perto dos seus filhos o máximo que puder, faça questão de deixar claro para eles que vocês não são só pai e mãe e sim que vocês são os melhores amigos, o amigo que dá a vida por eles. Para que o jovem possa entender que conversar com o pai ou com a mãe não é ter a certeza de que será castigado ou punido e sim ouvido. A gente precisa cuidar da nossa juventude. As pessoas precisam de mais amor, mais empatia, mais respeito, amor ao próximo e, principalmente, Deus no coração”.

E finalizou da seguinte forma: “Não quero aqui culpar ‘A’ ou ‘B’ pelo que aconteceu, porque não vai trazer meu filho de volta. O que quero é, a partir de hoje, tentar fazer com que outros jovens não façam o que ele fez, para que outras famílias não passem pelo que a gente está passando. E, a partir de hoje, 4 de agosto, começa a minha luta e eu conto com vocês. Conto com a imprensa, com os amigos, com quem quiser se engajar nessa luta que não será minha, será de todos nós. Essa bandeira será levantada e pode ter certeza que ela será muito bem representada. Obrigado!”.