A American Airlines anunciou o cancelamento definitivo da rota entre Miami e Manaus. Segundo a empresa, a decisão de deixar de operar para o aeroporto amazonense é devido aos impactos da pandemia de COVID-19.

Nota da American Airlines

Em nota enviada ao site The Points Guy, a companhia americana disse que, a partir de 2 de novembro, vai deixar de operar a rota entre Miami, na Flórida e Manaus, capital do Estado do Amazonas.

Devido à redução da demanda como resultado da pandemia de COVID-19, tomamos a difícil decisão de suspender o serviço para Manaus (MAO) a partir de 2 de novembro de 2021. Estamos entrando em contato com clientes afetados para oferecer alternativas”, informou a American Airlines.

Lembrando que a companhia já havia suspendido temporariamente a rota entre as cidades até 1 de novembro, e agora informou que não há mais previsão de retorno.


Operações da American em Manaus

Até março deste ano, a companhia oferecia cinco voos semanais na rota MAO x MIA (AA 964/AA 1265), às segundas, terças, quartas, sextas e sábados, com saída de MAO programadas para 2h27 e chegadas em MIA às 7h13. A American chegou a usar o Boeing 737 MAX 8 nessa rota, antes de suspendê-la novamente em abril.


Diminuição da atuação no Brasil

Vale lembrar que essa não é a primeira rota cancelada pela a American Airlines desde o início da pandemia. Em junho do ano passado, a companhia já havia cancelado definitivamente duas rotas para o Brasil:

  • Los Angeles x São Paulo
  • Miami x Brasília