AMAZONAS – Algumas amazonenses perceberam a presença de uma nova espécie de lagartixas nas residência neste últimos dias. Os barulhos estranhos dentro de casa começou chamar a atenção.

A população pensou se tratar de algum pássaro ou inseto, mas quem é mais atento já sacou que o ruído é causado por elas: as lagartixas, ou como os amazonenses costumam definir: as osgas.

O biólogo e doutor em ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Igor Kaefer, contou que o barulho é causado por uma espécie nova. Segundo ele, antigamente a maioria das lagartixas presentes em Manaus eras as Hemidactylus mabouia, de origem africana. Mas agora, o Amazonas foi invadido por uma nova espécie: a Lepidodactylus lugubris, responsável pelo barulhinho que está sendo ouvido com bastante frequência.

“Não é que a antiga que começou a ter essa habilidade, mas se trata de uma nova espécie. Como são duas espécies muito semelhantes, você não consegue ver a diferença entre elas. Até a lagartixa que já estava presente nas casas, ela faz um som baixinho. Só que essa espécie que colonizou Manaus recentemente faz um som muito mais alto. É um baralho que normalmente se escuta no fim da tarde, início da noite, e é uma comunicação entre elas”, disse.