O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) do Rio Grande do Sul informou, na noite de sábado (24), a ocorrência de transmissão comunitária da variante Delta (B.1.617.2) do coronavírus no estado.

De acordo com o Cevs, a transmissão comunitária ocorre quando há contágio entre residentes do mesmo território que não viajaram a outros locais, e quando não é possível identificar a origem do vírus.

Até o momento, foram confirmados três casos em moradores da região com a variante Delta. Dois dos registros são no município de Gramado, em indivíduos que têm vínculo e foram infectados na cidade.

O primeiro caso no Rio Grande do Sul foi identificado na última segunda-feira (19), após sequenciamento genético realizado por equipes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Além das três confirmações de pacientes infectados com a variante Delta no estado, há outros 11 casos suspeitos sob investigação. Os registros são nas cidades de Gramado, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Alvorada, Passo Fundo, São José dos Ausentes e Santana do Livramento.

O terceiro caso é de um homem residente em Nova Bassano, que contraiu a doença em uma viagem ao Rio de Janeiro.

“O Cevs realiza, pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) e pelo Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT), testes preliminares para a identificação desses casos suspeitos, incluindo sequenciamento parcial. As análises determinam se a amostra é uma provável variante de preocupação a partir da identificação de mutações específicas que são diferentes entre os tipos de vírus”, informou o centro.