BRASIL – Um estudo internacional em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo indica um método que esclarece o porque das reinfecções de covid-19. Ainda em fase de testes em laboratório, a variante Gamma, conhecida como P.1, é capaz de sair dos anticorpos neutralizantes que são gerados pelo sistema imunológico vindo de uma infecção anterior com outras variantes do coronavírus.

A pesquisa destaca que os resultados foram obtidos em laboratório e não inclui outras respostas, como a imunidade celular. Amostras de pacientes que já tiveram Covid-19 e foram imunizadas pela vacina Coronavac também foram analisadas.

“É fundamental entender que pessoas infectadas podem ser infectadas novamente”, aponta William Marciel de Souza, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, primeiro autor do artigo. O trabalho foi publicado como artigo na revista científica The Lancet em 8 de julho.

O pesquisador aconselha ainda que as medidas de prevenção, como o uso de máscaras continue sendo mantido para evitar a transmissão para outras pessoas, tendo em vista que ainda estão suscetíveis à doença.