Foto: Divulgação

Duas remeças de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde chegaram ao Amazonas nesta quarta-feira, dia 21. O carregamento é de exatas 156.410 doses de imunizantes – 85.410 da Pfizer/BioNtech e 71 mil da AstraZeneca/Fiocruz.

Deste total, uma parte será utilizada em Manaus, que na quinta-feira, dia 22, recebe a sua terceira edição do mutirão Vacina Amazonas, para vacinar a população a partir de 18 anos.

A primeira carga, trazendo as vacinas da Pfizer, foi desembarcada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes por volta das 9h50, dividida em 13 volumes trazidos pela companhia Latam Linhas Aéreas. Do aeroporto, a remessa foi transportada com escolta da Polícia Federal para armazenamento na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), local que oferece acondicionamento da vacina em freezer científico, com temperaturas a -86ºC.

O segundo lote, com imunizantes AstraZeneca, chegou por volta das 13h50 em seis volumes trazidos por voo da companhia Azul Linhas Aéreas. Após o desembarque, as doses foram escoltadas pela Polícia Federal até as câmaras frias instaladas na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.