Uma pesquisa recente do Instituto DataSenado mostrou que 66% dos Brasileiros acreditam que a CPI da Covid é muito importante para o Brasil. O levantamento mostra que 67% dos entrevistados acompanham as investigações e desse grupo, 66% acreditam que a criação da comissão foi muito importante para o país.

Segundo o Instituto DataSenado, 73% dos brasileiros sabem que a CPI da Pandemia do Senado está investigando a atuação do governo federal e o uso de verbas por Estados e Municípios no combate à pandemia.

Os resultados da pesquisa mais recente do DataSenado mostram um interesse da população pela CPI da Covid. Houve um aumento de brasileiros que sabem do funcionamento da comissão. Em maio, o percentual era de 65% e agora está em 73%. Dos brasileiros que sabem do funcionamento da CPI, 67% acompanham o trabalho da Comissão. Desse grupo, 2/3 acham que a criação da CPI foi muito importante para o Brasil.

Outro assunto avaliado pela pesquisa foi a compra de vacinas. Entre os assuntos investigados pela CPI, a corrupção na compra de vacinas e o superfaturamento na compra da Covaxin são os assuntos mais conhecidos pela população.

Ainda de acordo com o DataSenado, dos 73% de brasileiros que acham que o Brasil demorou a comprar vacinas, 74% atribuem a demora ao presidente da República e 97% acreditam que o número de mortes teria sido menor se os imunizantes tivessem sido comprados mais cedo.

Para 40% dos entrevistados, o presidente da República é o principal responsável pelo desempenho do país no combate à pandemia, seguido pela população em geral com 32% e pelos governadores com 12%. A pesquisa, que ouviu 1.471 pessoas por telefone entre os dias 13 e 14 de julho, está disponível em senado.leg.br/datasenado.