Moradores de Cuiabá, no Mato Grosso, fizeram uma enorme fila para receber ossos em um açougue que doa restos do processo de desossa do boi. A distribuição dos ossos começa às 11h, às segundas, quartas e sextas, e a fila de pessoas em situação de vulnerabilidade social começa com duas horas de antecedência.

De acordo com o estabelecimento, a doação dos ossos é realizada há mais de dez anos para os moradores sem renda da região, mas a fila aumentou consideravelmente nos últimos tempos. Por dia, são quase 500 quilos e eles garantem que sempre “dão um jeito” para que ninguém volte para casa sem um pouco de proteína. Açougues da região, que vendem o produto, cobram até R$ 10 o quilo.

Além do açougue, comerciantes das bancas da Central de Abastecimento e Distribuição de Cuiabá doam alimentos que não são comercializados nas feiras. As pessoas se cadastram e, uma vez por semana, passam pelas bancas em busca vegetais, legumes ou frutas.

Os pagamentos do auxílio emergencial e do Bolsa Família não evitaram o avanço da fome no Brasil durante a pandemia de covid-19. Estudo divulgado pelo movimento Food for Justice, em abril deste ano, aponta que seis em cada 10 domicílios brasileiros passaram por uma situação de insegurança alimentar entre agosto e dezembro de 2020. São 125 milhões de brasileiros que acordavam sem saber se teriam como se alimentar adequadamente.