O comentário racista feito pelo atual secretário especial da Cultura Mario Frias, que afirmou que o historiador negro Jones Manoel ” precisa de um bom banho”, foi removido do Twitter por violar as regras da plataforma.

“Exigimos que o violador remova [o post] para que possa voltar a tweetar. Enviamos ao violador uma notificação por e-mail identificando o Tweet e quais políticas foram violadas. O violador precisará, então, passar pelo processo de remoção do Tweet ou recorrer à análise do Twitter se acreditar que cometemos algum equívoco”, explica o código de regras do Twitter.

O incidente aconteceu quando o assessor da Presidência Tercio Arnaud Tomaz reproduziu uma matéria com foto do ativista e o título “Jones Manoel diz que já comprou fogos para eventual morte de Bolsonaro” e Mario Frias publicou em suas redes sociais a frase ofensiva contra Jones.

Tomaz comentou: “Quem caralhas é Jones Manoel?”. O ator Mario Frias respondeu: “Realmente eu não sei. Mas se eu soubesse diria que ele precisa de um bom banho.”

Jones Manoel, a vítima de racismo, é um historiador pernambucano e tem 165 mil inscritos em seu canal no Youtube. Ele é estudioso da obra do filósofo e historiador italiano Domenico Losurdo (1941-2018) e impressionou até mesmo Caetano Veloso por sua crítica ao liberalismo.

Jones Manoel não se calou e fez também comentários sobre Frias, o qual chamou de  “ex-ator frustrado e atual fascista” que cometia seu “crime de racismo diário”.

Após ter a publicação removida, Mario Frias respondeu diversos internautas no Twitter, usando de ironia e mandando “beijos”.