Manaus/AM – Foram identificados em Manacapuru até esta quinta-feira (15), cinco novos casos suspeitos de Doença Transmitida por Alimento (DTA), devido ao consumo de tucumã. A identificação foi realizada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazona (FVS).

Desde a quarta-feira (14), equipes do órgão estão na comunidade Irapajé e na sede de Manacapuru, realizando o rastreamento da cadeia produtiva e também de casos suspeitos.

Segundo informações da FVS, dos cinco doentes identificados todos necessitaram de internação hospitalar e já receberam alta médica. A ingestão do tucumã é uma das linhas de investigação para a causa da doença.

As pessoas contaminadas apresentaram os mesmos sintomas acrescidos de hemorragia subconjuntival (“sangramento” ocular, onde é evidente uma mancha de sangue “vivo”) e dor na panturrilha. Eles foram submetidos a observação na rede pública de saúde e receberam alta médica hoje (15).

Um menino, de 8 anos, foi a óbito suspeito de DTA em Manacapuru. Ao todo, os envolvidos no surto são 30 pessoas. Os demais 28 suspeitos estão sendo monitorados pelas vigilâncias em saúde de Manacapuru e do Estado.

As primeiras seis pessoas suspeitas de estarem envolvidas no surto de DTA, detectadas na visita técnica da FVS-RCP, apresentaram diarreia, vômito e dor abdominal. Das seis, uma segue internada na rede pública em Manacapuru e outra na rede pública em Manaus.

Sintomas

O quadro suspeito de DTA pode incluir náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, falta de apetite e febre. A recomendação das autoridades de saúde é buscar atendimento médico ao identificar esses sintomas.

A orientação sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru (Semsa/Manacapuru) é que a população da comunidade Irapajé e da sede do município evite o consumo do tucumã, devido às suspeitas.