De acordo com pesquisa do Datafolha publicada nesta segunda-feira, dia 12, a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) é vista por quase um terço dos brasileiros como ruim ou péssima. Dos entrevistados, 33% avaliaram a Corte como ruim ou péssima, enquanto 36% veem uma atuação regular e 24% a classificaram como boa ou ótima. Não souberam responder outros 7%.

Em comparação com agosto de 2020, período da pesquisa anterior, houve um aumento de 5% no índice de reprovação do STF. Naquela época, a Corte era vista por 29% das pessoas como ruim ou péssima, enquanto que 38% julgavam como regular e 27% viam como ótimo ou bom, e 6% não sabiam responder.

De acordo com o Datafolha, entrevistados que apoiam o presidente Jair Bolsonaro foram os que pior avaliaram o STF. Entre os empresários e os que apontaram sempre confiar no presidente, a pior avaliação foi dada por 52% e 51% dos respondentes, respectivamente.

A rejeição foi grande também entre homens (37%), pessoas com nível superior completo (41%) e entrevistados que não pretendem tomar a vacina contra a Covid-19. Em contraponto, avaliam mais positivamente quem possui até o nível fundamental completo (27%) e assalariados sem registro (28%), além de existir menor rejeição no Nordeste do que no Sul: 30% contra 37%. A porcentagem de ótimo e bom também é maior entre os que afirmaram ter o PT como partido preferencial (31%).

A pesquisa também destaca que 28% dos entrevistados que se consideram “bem informados” sobre as suspeitas de corrupção na aquisição de vacinas também avaliam a Corte positivamente.

Mesmo assim, o resultado negativo não foi o pior da série histórica iniciada em dezembro de 2019, quando a pesquisa identificou que 39% consideravam-os ruim ou péssimo. A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 8 de julho com 2.074 pessoas de 146 municípios de todo o país.