A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta quarta-feira, dia 7, o início da vacinação de voluntários que integram o estudo clínico da vacina ButanVac, produzida pelo Instituto Butantan. A decisão foi tomada após reunião entre os técnicos da Anvisa e o Butantan.

De acordo com a Anvisa, a equipe técnica da entidade “considerou os dados suficientes para que o estudo seja realizado”. O início dos testes tinha sido autorizado pela Agência em junho, mas faltava a entrega de informações complementares sobre estudos que seguiam em andamento sobre a vacina.

Segundo o Butantan, com a liberação da Anvisa, a fase 1 dos ensaios clínicos começa na sexta-feira, dia 9. Um grupo de voluntários será vacinado no Hemocentro de Ribeirão Preto (SP). O local é um centro de pesquisa vinculado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

A pesquisa clínica de fase 1 e 2 da ButanVac está dividida em três etapas: A, B e C. Inicialmente, está autorizada a etapa A, que conta com 418 voluntários. No total, as duas fases da pesquisa clínica envolverão 6 mil voluntários adultos.

A ButanVac deve ser aplicada com duas doses. O intervalo entre elas será de 28 dias. O estudo deve ser realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP).