Manaus/AM – A partir desta terça-feira (6), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) retoma a Renovação Simplificada da CNH para condutores que tem 50 anos ou mais. O órgão anunciou também outras mudanças no processo de renovação do documento.
Com essas mudanças, a realização do processo de renovação da CNH para condutores em geral, vão permitir uma redução de aproximadamente 30 dias.
Já no caso da Renovação Simplificada com a mudança de validade da CNH no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que ocorreu em abril deste ano, somente condutores com mais de 50 anos poderão usufruir dessa modalidade.
A renovação do documento desse público deve ocorrer a cada cinco anos, e não dez, como nas demais faixas-etárias.
O Detran Amazonas decidiu retornar com esse modelo de renovação, que havia sido suspenso em abril, logo após a entrada em vigor das mudanças no CTB.
“Como esse condutor realizou sua última renovação nos últimos cinco anos, nós iremos utilizar a imagem e a biometria já armazenadas em nosso banco de dados. Ele vai apenas precisar pagar a taxa de renovação e depois marcar a clínica médica para realizar a renovação de sua CNH”, explicou Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-AM.
Entretanto, os condutores com mais de 50 anos terão que fazer a captura da imagem e da biometria para atualizar o banco de dados do Detran-AM na próxima renovação.
Para fazer a “renovação simplificada” basta os condutores acima dos 50 anos solicitarem o serviço no site do Detran-AM (detran.am.gov.br).
Primeiro momento ele clica em “Pessoa Física”, no cabeçalho do site. Em seguida, no ambiente logado, o condutor escolhe a opção de “Serviços de Habilitação” e depois “Renovação de CNH”. Para realização dessas etapas é necessário ter cadastro no Detran.
Logo a seguir ele emite a taxa de renovação e o protocolo para atendimento na clínica médica. O próximo passo é agendar a clínica e realizar os exames.
Vale ressaltar que a escolha da clínica é automatizada e o pagamento deve ser feito na hora da consulta.
Estando apto, em até três dias úteis o novo documento estará disponível para entrega agendada em um dos quatro postos do Detran que realizam esse serviço (na sede e nos shoppings Ponta Negra, Cidade Leste, Via Norte e Parque 10 Mall).
Demais condutores – Para condutores com menos de 50 anos, a renovação agora segue as seguintes etapas:
– No site do Detran-AM (www.detran.am.gov.br) acesse “Pessoa Física” no cabeçalho;
– Em seguida, faça o login ou o cadastro inicial;
– O próximo passo é escolher “Serviços de Habilitação”;
– Depois o condutor clica em “Renovação de CNH”;
– A próxima etapa é definir o local pra retirada da nova CNH e apertar em “Solicitar Serviço”;
– Na penúltima fase do processo, o usuário escolhe a data da coleta da imagem e da biometria e imprime a taxa de renovação e a guia de agendamento da clínica médica.
– A última etapa prevê a realização do exame na clínica
Após três dias úteis do exame médico a CNH vai estar disponível para a entrega no local definido, sendo necessário agendamento para retirá-lo.
Se o usuário optar pelo documento digital, ele irá precisar do código de segurança, disponível no ambiente logado de “Serviços de Habilitação” para utilizar no Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado nas lojas de aplicativos dos smartphones.
Prazos retomados
Com a retomada dos prazos para renovação da CNH, no dia 1⁰ de julho, condutores com documentos vencidos em 2020, têm até dezembro deste ano para renová-lo.
Já quem teve ou ainda vai ter a Carteira de Habilitação vencida este ano, pode renovar a CNH até dezembro de 2022. Mas, nos dois casos, os habilitados devem seguir um cronograma de atendimento já divulgado pelo Detran-AM.
			
		






