Após descoberta que pessoas estariam burlando o sistema para tomar uma terceira dose da vacina contra a Covid-19, cidades de quatro Estados e do Distrito Federal começaram uma série de investigações. Casos foram encaminhados ao Ministério Público para analisar a possibilidade de responsabilização criminal e cível.

Até o momento, 29 pessoas estão sendo investigadas. A cidade do Rio relata a maior parte dos casos -16. Em São Paulo, municípios da região metropolitana da capital e do interior apuram ocorrências. Há também investigações em curso em Minas e no Paraná.

A busca por uma terceira dose da vacina teria como base uma série de Fake News que afirma que a Organização Mundial da Saúde (OMS) teria recomendado a revacinação da população que recebeu o imunizante desenvolvido pela empresa chinesa Sinovac – o que não é verdade. Outros boatos também têm levado parte da população a priorizar vacinas de Pfizer e Janssen.

Até o momento, o caso que mais repercutiu em todo o país aconteceu em Guarulhos, na Grande São Paulo. Uma veterinária exibiu no Instagram os comprovantes de vacinação de duas doses da Coronavac e de uma dose da Janssen.