Durante depoimento na CPI da Covid, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) confirmou que o nome citado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre um suposto “rolo” na aquisição das vacinas Covaxin é o do líder do governo no Câmara, Ricardo Barros (PP-PR). Com a voz embargada, Miranda diz que “todo mundo sabe que é Ricardo Barros”, o deputado citado por Bolsonaro como responsável pela situação com a Covaxin.

O deputado tentou por todas as sete horas de depoimento evitar falar o nome de Barros por temer retaliações do governo federal em seus trabalhos na Câmara dos Deputados. Antes, Miranda defendia “não se lembrar” de quem era o deputado citado por Bolsonaro como pivô do caso. Após pressão dos senadores, o deputado relevou o nome.

O relator Renan Calheiros (MDB-AL) lembrou que Barros é o autor de emenda que permitiu a aquisição da vacina indiana mesmo sem autorização de uso emergencial do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

RESPOSTA DE RICARDO BARROS

Em publicação nas redes sociais imediatamente após a menção, Barros se manifestou e negou qualquer relação com as negociações para a aquisição da vacina contra a Covid-19 da indiana Bharat Biotech.

“Não participei de nenhuma negociação em relação à compra das vacinas Covaxin. ‘Não sou esse parlamentar citado’. A investigação provará isso”, escreveu o líder do governo em sua conta no Twitter.

Ricardo Barros também falou sobre a menção anterior ao seu nome na CPI. Ele foi citado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) como autor da nomeação da servidora Regina Célia, apontada por Luís Ricardo Miranda, irmão do deputado e servidor do Ministério da Saúde, como responsável pelos trâmites da Covaxin.

“Também não é verdade que eu tenha indicado a servidora Regina Célia como informou o senador Randolfe. Não tenho relação com esses fatos”, conclui Ricardo Barros, em sua conta no Twitter.

Antes de assumir o atual mandato como deputado federal, Barros foi ministro da Saúde, no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), quando essa nomeação supostamente teria sido feita por ele.