Foi confirmado na tarde desta quarta-feira, dia 23, a saída de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente. A exoneração, feita pelo presidente Jair Bolsonaro, do agora ex-ministro foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo informações, a exoneração foi feita a pedido de Salles, que alegou motivos familiares para deixar o cargo. Ele será substituído por Joaquim Alvaro Pereira Leite, que até então exercia ocupava o cargo de secretário da Amazônia e Serviços Ambientais do ministério.

Ricardo Salles é atualmente alvo de duas investigações no Supremo Tribunal Federal (STF). Na primeira, ele é investigado por supostamente ter atrapalhado o inquérito sobre apreensão de madeira. No entanto, Salles nega ter cometido irregularidades. Já na segunda, ele é suspeito de prática dos crimes de advocacia administrativa, dificultar fiscalização ambiental e impedir ou embaraçar a investigação de infração penal que envolva organização criminosa.

A gestão dele no Ministério do Meio Ambiente foi marcada por diversas polêmicas, incluindo a que envolve a reunião ministerial de 22 de abril de 2020. Na ocasião, ele sugeriu a Bolsonaro que o governo aproveitasse a pandemia do novo coronavírus para “ir passando a boiada”, ou seja, modificar as regras ambientais.