Nesta segunda-feira (21) o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 decidiu que a presença de público nos locais de competição do evento terá o limite máximo de 10 mil espectadores em cada sede. A competição começará no dia 23 de julho.

A organização fará um alerta para a possibilidade de portões fechados em caso de aumento dos contágios de Covid-19 e também explica que o limite será de 50% do local de competição, até o máximo de 10 mil espectadores.

” Se houver uma mudança dramática na situação da infecção, talvez precisemos revisar a norma e considerar a opção de não ter espectadores nos locais de competição”,  disse Yuriko Koike, a governadora de Tóquio.

Em relação aos torcedores dos Jogos Paralímpicos, que acontecerão de 24 de agosto a 5 de setembro, a decisão foi adiada para o dia 16 de julho.

O presidente do COI, o alemão Thomas Bach, por meio de uma mensagem, afirmou que a entidade apoiaria “totalmente a decisão que busca proteger da melhor maneira” a população japonesa e os participantes. Também reiterou que mais de 80% dos residentes da Vila Olímpica serão vacinados, assim como quase 80% dos jornalistas.