De acordo com o secretário de estado de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, uma nova variante da Covid-19 foi identificada no Estado, mas precisamente na cidade de Porto Real. A pessoa identificada com a variante já esta curada.

Ainda não se sabe se a variante surgiu no Rio de Janeiro, ou a pessoa com a doença contraiu em outro local. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) linhagens encontradas em um estado ou país nem sempre têm origem neste local. Por isso, não há como precisar que essa variante tenha surgido no estado do Rio.

“Vamos avaliar o impacto de virulência. Ela não me parece ser agressiva. O paciente está bem, em casa e a SES não tem informação se ele contraiu o vírus em viagem”, disse o secretário de estado de Saúde do Rio de Janeiro.

O sequenciamento genético da nova linhagem, denominada P.5, foi feito há cerca de um mês pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e reconhecido como nova variante nesta semana.

De acordo com a Rede Corona Ômica, de observação da Covid-19, seis pessoas já foram infectadas pela nova linhagem no estado do Rio de Janeiro, sendo cinco no município de Porto Real e um em Barra Mansa. Ainda segundo levantamento da Rede Ômica, 80,7% dos casos de Covid-19 no estado do Rio de Janeiro são da variante P.1, que surgiu no Brasil.