Na última quinta-feira, uma mulher sul-africana, de 37 anos, que ficou conhecida por bater o recorde ao dar à luz à 10 bebês, foi presa por “inventar a gravidez”.

Gosiame Sithole foi encontrada na casa de um parente em Joanesburgo e levada para a delegacia após ficar desaparecida.

As suspeitas surgiram dias após o nascimento das crianças, pois ninguém as via em lugar nenhum. A falsa gravidez de 10 bebês teria sido inventada para que a mulher e o parceiro pudessem receber doações de pessoas comovidas

O Departamento Nacional de Saúde da África do Sul afirmou que concluiu uma investigação e constatou que não há evidências de que as crianças existiram. No entanto, um veículo de comunicação local insistiu que os nascimentos ocorreram e que houve um acobertamento para disfarçar negligência médica.

A polícia disse que a mulher não cometeu nenhum crime, mas a encaminhou aos cuidados da equipe do Departamento de Desenvolvimento Social de Gauteng, que a levou a um hospital.

Gosiame Sithole afirma que está detida contra sua vontade e seus advogados irão requerer uma ordem judicial para garantir sua libertação.

“Ela recusou que fosse levada ao Hospital para uma avaliação psiquiátrica porque sentia fortemente que estava com a cabeça sã”, disse a advogada Refiloe Mokoena.