Nesta sexta-feira (18) a variante identificada primeiramente na Índia, a Delta da Covid-19, está se tornando a variante da doença dominante no mundo, disse a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“A variante Delta está a caminho de se tornar a variante dominante globalmente por causa de sua maior transmissibilidade”, disse Soumya Swaminathan em entrevista coletiva.

O aumento acentuado das infecções com a variante Delta, no Reino Unido é preocupante, conforme um funcionário de saúde pública da Alemanha previu que ela se tornaria rapidamente a variante dominante por lá.

O aumento de casos de Covid-19 na Rússia se dá à relutância de pessoas a se vacinar e ao “niilismo”, segundo relata o Kremlin. Com novos registros de infecções em Moscou, os temores de uma terceira onda só aumentam.

Funcionários da OMS disseram que a África continua sendo uma área de preocupação, embora seja responsável por apenas cerca de 5% das novas infecções globais e 2% das mortes.

Na última semana, novos casos na Namíbia, Serra Leoa, Libéria e Ruanda dobraram, disse o chefe do programa de emergências da OMS, Mike Ryan, enquanto o acesso à vacina permanece minúsculo.