De acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados nas últimas 24 horas 2.311 mortes por Covid-19, o que representa uma média móvel 1.997 mortes pela doença. Tal média significa uma queda em comparação a quarta-feira (quando foi registrada uma média móvel de 2.025 mortes), mas também representa um aumento de 18,5% em comparação com o verificado há 14 dias.

Esse crescimento, segundo especialistas, sinaliza uma tendência de crescimento nos óbitos. Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás.

Variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15%, para mais ou para menos, não são significativas em relação à evolução da pandemia. Já percentuais acima ou abaixo devem ser encarados como tendência de crescimento ou de queda.

Além das mortes, foram registraods 74.042 novos infectados registrados em todo o país. No total, o Brasil já perdeu 496.004 vidas para a doença e computou 17.702.630 casos de contaminação.

Os dados são do mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).