Um estudo divulgado pela ONG FAIR Health mostrou que pelo menos 23% das pessoas que tiveram Covid-19 tiveram alguma nova doença depois de 30 dias ou até mesmo teve a doença novamente. A pesquisa, que reúne dados de clientes de seguro de saúde, mostra que os sintomas mais comuns relatados eram dores, inclusive nos nervos e músculos; dificuldades respiratórias; colesterol alto; mal-estar e fadiga; e hipertensão.

Outros problemas de saúde também constatados foram sintomas intestinais; enxaquecas; problemas de pele; anormalidades cardíacas; distúrbios do sono; e condições de saúde mental, como ansiedade e depressão. O relatório inclui registros de pessoas diagnosticadas com o coronavírus de fevereiro a dezembro do ano passado.

Cerca de 40% dos pacientes que apresentaram sintomas de Covid não exigiam hospitalização. Desses, só 1% tinha como único problema a perda do paladar ou do olfato. Apenas 5% foram hospitalizados.

Mesmo as pessoas que não adoeceram quando pegaram o vírus apresentaram algum problema de saúde depois. Dos que apresentaram sintomas leves ou moderados, 27% voltaram ao hospital tempos depois com algum problema. Entre os assintomáticos, a incidência foi de 19%.