Marcada para a próxima quinta-feira (10), o julgamento de ações que querem barrar a realização da Copa América no Brasil. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, atendeu um pedido da relatora e ministra Carmen Lúcia. A realização do plenário será virtual, com sistema eletrônico de votos para os ministros do STF.

O duelo entre Brasil e Venezuela, está previsto para o domingo (13), portanto, a ministra Carmen Lúcia solicitou o julgamento ao STF com “excepcional urgência e relevância do caso e da necessidade de sua célere conclusão”.

As ações que serão apresentadas ao pleno foram organizadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que preveem que “a intensa circulação de visitantes em território nacional promoverá evidente propagação do vírus da Covid-19 por diversos estados brasileiros, bem como a potencial entrada de novas variantes virais em território nacional, em momento no qual as autoridades sanitárias já lutam contra a sedimentação da variante indiana”.

A Conmebol vêm sofrendo críticas de especialistas e resistência de alguns atletas, desde que anunciou o Brasil como país-sede da Copa América.

Originalmente, a Copa América estava marcada para a Argentina e Colômbia, que abriram mão de sediar o certame, em virtude de crises políticas (Colômbia) e devido ao aumento do número de contaminados (Argentina).