Os atletas da seleção brasileira de futebol receberam neste domingo, dia 6, um nota do relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), pedindo que eles reflitam e não participem da Copa América a ser realizada no Brasil nas próximas semanas. No mesmo dia, o também senador Flavio Bolsonaro, também tentou contato com o equipe e pediu o contrário, que os atletas “não abram mão” da competição.

De acordo com o relator da CPI da Covid, há uma série de questões técnicas e administrativas que tornam esta competição atualmente desnecessária para o país e um risco diante de uma eminente terceira onda da Covid-19 no País.

“A seleção é motivo de orgulho. Disputar a Copa pode até gerar troféu. Não disputar, em nome de vidas, significará sua maior conquista. Impossibilitado de apelar ao bom senso do presidente da República e da CBF, enviei nota aos atletas e à comissão técnica”, disse Renan Calheiros.

Para rebater a tentativa de Renan Calheiros, Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, fez um vídeo onde pede que os atletas participem do torneio, que ele afirma que será realizado dentro de todas as normas de segurança.

“Faço um apelo especial aos jogadores da seleção brasileira: não se deixem ser usados em um momento como esse. O Brasil tem toda a possibilidade de fazer esse torneio, seguindo todas as medidas de segurança e restritivas. Vocês trazem um pouco de alento para a população com o trabalho que vocês realizam. Então, conto com vocês para evitar esse boicote ao Brasil realizar a Copa América por uma disputa política”, disse Flávio Bolsonaro.

Copa América do Caos

Após as desistências dos países organizadores (Argentina e Colômbia), o governo Jair Bolsonaro atendeu a pedidos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e aceitou receber a competição, prevista para se iniciar no próximo domingo, dia 13, apesar da crise sanitária provocada pela epidemia de Covid, que já fez mais de 470 mil mortos no país.

O capitão da seleção brasileira, o jogador Casemiro, informou que, após a partida da próxima terça-feira, dia 8, contra o Paraguai, em Assunção, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, o grupo de jogadores divulgará a posição deles em relação à realização da Copa América.