O juiz titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, condenou o ex-governador do Rio de Janeiro, Fernando Pezão a 98 anos de prisão por corrupção. Na decisão, publicada nesta sexta-feira, dia 4, o ex-governador é condenado a partir das de várias operações originadas da Lava Jato no Rio.

De acordo com Marcelo Bretas, Fernando Pezão, que era vice-governador de Sérgio Cabral, ao assumir o cargo de governador deu continuidade nos crimes cometido por Cabral.

“Conforme apurado, Pezão, ao assumir como chefe do Executivo estadual, continuou a praticar crimes de corrupção, desvio de recursos públicos e lavagem de ativos no estado do Rio de Janeiro, conforme já ocorria no governo Cabral”, escreveu Bretas na sentença.

Ainda segundo Bretas, durante a Operação Boca de Lobo foram encontradas inúmeras provas que Fernando Pezão teria sido o sucessor direto de Sérgio Cabral dentro da organização criminosa criada por eles.

“Foi possível desvendar que Pezão integrava a mesma organização criminosa e praticava crimes contra a administração e de lavagem de ativos, dentre outros, nos anos que ocupou os cargos de secretário de Obras, vice-governador e até mesmo no de governador”, finalizou o juiz.