A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico (Sedec), fez um balanço positivo do Fórum de Investimentos Brasil 2021 (Brazil Investment Forum – BIF, sigla em inglês), que aconteceu nos dias, 31/05 e 1/6.

O evento foi promovido por investidores de países desenvolvidos como Singapura, Estados Unidos da América (EUA) e Noruega, além da Espanha e Colômbia, que se mostraram interessados em fazer negócios com o Governo do Amazonas.

O Departamento de Atração de Investimento e Comércio Exterior (Daice) da Sedec, responsável por organizar o stand do estado no evento, avaliou como positiva a atuação  do Amazonas no evento que pode ser refletido nas várias visitas ao stand virtual do Governo do Amazonas, além dos vários canais de comunicação que foram abertos com investidores.

A iniciativa da Sedecti é de atrair novos negócios para o Estado e, com isso, gerar mais emprego e renda para a população.

“O Estado do Amazonas foi bastante procurado, principalmente, por investidores dos setores da energia solar, resíduos sólidos, turismo ecológico, peixes ornamentais, entre outros. Fato este que consolida o caminho correto que o Governo tem buscado, que é o de desenvolver o Amazonas de forma sustentável”, destacou o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Renato Freitas.

Durante o BIF 2021, a Sedecti apresentou as potencialidades de negócios no Amazonas nos setores de agropecuária, armazenamento, logística, agroindústria, geração de energia e responsabilidade social.

No primeiro dia de evento, o governador Wilson Lima participou de modo virtual, explanando sobre as potencialidades do Amazonas para investimentos e destacou ser importante que os investidores estrangeiros conheçam os potenciais do Amazonas, uma economia que alinha preservação ao desenvolvimento sustentável.

O destaque foi para a Zona Franca de Manaus, apresentada como um modelo econômico de sucesso, ao concentrar quase 500 empresas. Em 2020, o faturamento do Polo Industrial de Manaus (PIM) foi de mais de R$120 bilhões.

O principal projeto apresentado pelo Amazonas durante o evento foi o Projeto Amacro, que é um conjunto de ações multissetoriais que visam promover a sustentabilidade ambiental, por meio do desenvolvimento socioeconômico de uma área que abrange cerca de 32 municípios espalhados no sul do Amazonas, leste do Acre e noroeste de Rondônia (Amacro), englobando um total de 465,8 mil quilômetros quadrados (km²) e população estimada em aproximadamente 1,7 milhão de pessoas (2020).

Para Renato Freitas, o Projeto é de grande importância para o desenvolvimento da região Norte. “O projeto da Amacro é muito importante enquanto Zona de Desenvolvimento Sustentável, que conta com os esforços colaborativos dos Estados do Amazonas, Acre e Rondônia, além da coordenação da Sudam e da Suframa, que propõem o aproveitamento do potencial da biosociogeodiversidade da Amazônia para levar o desenvolvimento humano às populações amazônicas”, avaliou o secretário executivo.

O Fórum destacou as oportunidades de investimentos em setores estratégicos, como agronegócios, energia, infraestrutura, inovação, saúde e tecnologia, entre outros, em uma oportunidade única para discutir as melhorias no ambiente de negócios no Brasil. O evento reuniu, em painéis de discussão de alto nível, representantes do governo e CEOs de importantes multinacionais, além de salas de apresentação de projetos públicos e privados no Brasil, que estão buscando aporte de investimentos e networking com representantes do poder público, entre outros participantes.