O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi nomeado nesta terça-feira, dia 1, para o cargo de secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A nomeação para o cargo no Palácio do Planalto foi assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos. A colocação do ex-ministro da Saúde neste novo cargo foi decidida apenas na segunda-feira, dia 31, de acordo com segundo assessores da presidência da república.

De acordo com fontes dentro do palácio do plano, a ideia de colocar Pazuello em um cargo deste tipo vinha sendo discutida desde a sua saída do Ministério da Saúde. Há quem diga que a intenção do presidente Jair Bolsonaro é de blindar o general, dando a ele um cargo que lhe dá também foro privilegiado.

Pazuello responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF) pela atuação na gestão da pandemia de covid-19 e na crise de oxigênio em Manaus. O general da ativa, que deve ser reconvocado pela CPI da Covid, também responde a um procedimento disciplinar no Exército por ter participado de um protesto em apoio ao presidente sem ter solicitado autorização prévia.