Na manhã desta terça-feira, o ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), de 81 anos, registrou em seu perfil, nas redes sociais, o momento em que recebeu a segunda dose da vacina contra o Covid-19 na capital paulista na segunda (31).

Como é de praxe, o “Negão” foi enigmático ao escrever mensagem e dizer que “está de volta”.

“Minha gente, Tomei hoje a segunda dose da vacina contra a Covid-19 aqui em São Paulo, de onde acompanho a luta de todos contra esta cheia brutal, a pandemia que continua ceifando vidas e o desemprego que acaba com os sonhos de futuro de tanta gente. Mesmo com adversidades, deixo minha mensagem de perseverança pois, só assim, venceremos os obstáculos que a vida nos traz. Logo mais estarei de volta. Vamos continuar cuidando das nossas vidas e dos nossos semelhantes. Meu fraterno abraço a todos.”

Não é surpresa para ninguém que Amazonino Mendes é um forte representante político no estado do Amazonas, é  só elencar as vezes em que foi eleito pelo povo: três vezes Prefeito de Manaus e três vezes governador do Amazonas.

Porém, para quem o conhece sabe que a intenção do “negão” de voltar ao cenário político pode até ser atraente, mas, não é favorável.

É de conhecimento público que Amazonino possui uma saúde frágil, já tem a idade avançada e seria no mínimo arriscado deixá-lo assumir o controle do estado em um momento como este.

Mas, segundo fontes que preferem não se identificar, Mendes fixou residência em São Paulo há dois anos e, faz parte do grupo de pacientes com doença renal crônica, ocasionada pelo descontrole do diabetes mellitus que possui a bastante tempo. Como parte do tratamento, Mendes depende de sessões de hemodiálise, que faz semanalmente em uma clinica em São Paulo, o que lhe deixa debilitado.

É válido lembrar de um caso delicado em que um candidato se elegeu e logo depois teve que pedir afastamento do cargo por causa de comprometimento na saúde. A citar, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), que se licenciou do cargo, em razão do tratamento contra um câncer. Covas, mesmo sabendo de seu estado de saúde comprometido, encarou a massacrante rotina de uma campanha e depois a responsabilidade do cargo, sem relevar seu estado físico.

Mesmo diante do atual cenário, “Negão” se apresenta ao público como uma pessoa disposta, saudável e otimista.