A sorteada pra ser relatora da ação movida pelos governadores para impedir suas convocações à CPI da Covid, foi ministra Rosa Weber.

Governadores de 17 estados e do Distrito Federal entendem que as convocações em Comissão do Legislativo federal é inconstitucional, pois fere o pacto federativo e a separação entre os Três Poderes.

A comissão decidiu pela convocação de nove governadores de estados investigados pela Polícia Federal por suspeita de desvios de recursos contra a pandemia de Covid-19. Além deles, o ex-governador Wilson Witzel, afastado por processo de impeachment, também foi chamado.

O principal argumento da defesa dos governadores é que a investigação de gestores estaduais é de competência da Assembleia Legislativa e que nenhuma CPI pode convocar um chefe do Poder Executivo, seja ele federal, estadual ou municipal.

O cronograma atual prevê que no dia 16 de junho, uma quarta-feira, Wilson Witzel será o primeiro a comparecer à Comissão, 13 dias antes do governador do Amazonas, Wilson Lima, agendado para o dia 29.