Um teste do bafômetro que pode detectar o novo coronavírus foi aprovado provisoriamente em Cingapura. O teste revela o resultado positivo ou negativo para a presença do SARS-Cov-2 em menos de um minuto.

A empresa subsidiária da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) Breathonix  desenvolveu o produto e disse que agora está trabalhando com o Ministério da Saúde para realizar um teste de implantação da tecnologia em um dos pontos de fronteira da cidade-estado com a Malásia.

O teste rápido obrigatório do antígeno Covid-19 atual vai agir em conjunto com a análise por meio da respiração.

Os testes seriam vendidos entre S$ 5 a S$ 20 (US$ 3,76 – US$ 15,03) cada, dependendo do número adquirido, disse um representante da empresa.

Ano passado quando um teste clínico piloto em Cingapura foi realizado após o teste do bafômetro contra a Covid-19, o resultado foi de mais de 90% de precisão.

O site da Health Sciences Authority confirmou a aprovação, que, segundo a empresa, foi o primeiro sistema desse tipo a obter autorização provisória em Cingapura.

Semelhante ao teste de bafômetro tradicional, o sistema usa bocais descartáveis e é projetado para garantir que não haja contaminação cruzada.

Depois de soprar no dispositivo, a tecnologia avalia os compostos químicos do hálito para determinar se uma pessoa está infectada ou não pelo novo coronavírus. Qualquer indivíduo avaliado como positivo precisará passar por um teste RT-PCR para confirmação, disse a empresa.