A Polícia Federal, em operação conjunta com a Interpol, prendeu nesta segunda-feira, dia 24, o italiano Rocco Morabito, em um hotel em João Pessoa, na Paraíba. Rocco Morabito era considerado o segundo criminoso mais procurado da Itália e acusado de envolvimento com a Máfia Ndrangheta, que é tida como uma das maiores e mais poderosas facções criminosas organizadas do mundo.

A prisão ocorreu durante uma operação conjunta entre o Grupo de Operações Especiais (ROS) da Arma dos Carabineiros da Itália e o Serviço de Cooperação Policial Internacional, com a colaboração da Administração de Fiscalização de Drogas (DEA), do FBI e do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

No momento da prisão, Morabito estava acompanhado de mais dois estrangeiros. Um deles, também italiano, é foragido da Justiça. Ele era investigado pela Polícia Federal desde 2019, quando fugiu de uma prisão no Uruguai e veio para o Brasil.

Morabito, conhecido mundialmente como “o rei da cocaína”, é procurado desde 1994 e estava incluído na lista do Ministério do Interior dos 10 fugitivos mais perigosos da Itália. Nascido em 1966, o italiano é acusado de associação mafiosa, tráfico de drogas e outros crimes graves.