O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Sampaio, foi reconduzido em votação por aclamação, ao cargo de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) . O gestor que já ocupava a mais alta posição dentro do colegiado foi reeleito durante reunião virtual, que ocorreu na quarta-feira, 19. Também foram eleitos na chapa o vice-presidente, Cel PM Lousimar de Matos Bonates (AM), e os vice-presidentes regionais, representantes da regional norte, o delegado de polícia federal, Ualame Machado (PA), da regional nordeste, o delegado de polícia federal, Antônio de Pádua Cavalcanti (PE), da regional centro-oeste o delegado de polícia civil, Antônio Carlos Videira (MS), da regional sudeste, o general João Camilo de Campos (SP) e da regional sul o delegado de polícia civil, Ranolfo Vieira Júnior (RS).

Sampaio é o representante dos secretários de Segurança Pública de todo Brasil e responsável pela articulação e representação dos projetos estratégicos para os Estados, vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e suas secretarias.

O Secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim, que também participou da reunião, destacou positivamente o trabalho que vem sendo realizado pelo presidente do Consesp. “Dr. Cristiano, vem desempenhando um excelente papel à frente desta missão. Enquanto presidente, vem buscando fortalecer o colegiado, o que colabora para a integração da Segurança Pública Nacional”, explicou. Paim também solicitou apoio do colegiado quanto ao fortalecimento das forças para implementação de projetos que beneficiem os setores do turismo e do agronegócio. Além do fortalecimento dos programas de combate ao crime organizado.

A nova secretária de Gestão e Ensino em Segurança Pública do MJSP, Ana Cristina Melo Santiago, também participou da reunião e foi recepcionada pelos membros do colegiado. “Nosso desafio é manter esse bom relacionamento e viabilizar as deliberações da segurança pública”, destacou.

Quem também participou da reunião foi o secretário de Operações Integradas do MJSP, Alfredo de Souza Carrijo. “Nosso objetivo é chegar aos policiais que estão na ponta e precisam de tecnologia para trabalhar. É uma secretária nova, mas temos programas que têm surtido resultados positivos e agora temos a oportunidade de melhorar os que já existem, além de criar novas ferramentas de trabalho”, observou.

O secretário da Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Miler Portela, manifestou sua aclamação à recondução de Sampaio e destacou que o gestor tem feito um trabalho exímio em estreitar o relacionamento com os secretários do Brasil e promover a integração dos trabalhos. “A gestão do Dr. Cristiano tem sido diferenciada, e está proporcionando a união da segurança pública no país”. Portela também sugeriu a realização de ações operacionais integradas com o objetivo de combater o tráfico de drogas e de armas nas divisas entre os estados.

Na ocasião todos os secretários se manifestaram com uma salva de palmas pela aclamação e recondução do presidente para o novo período. Cristiano agradeceu a todos pela confiança e reafirmou o compromisso em continuar trabalhando em prol das pautas de Segurança Pública. “Problemas que merecem atenção permanente serão prioridades deste colegiado. Seguiremos discutindo estrategicamente os temas pertinentes ao setor com objetivo final de sempre melhorar a segurança nos Estados e consequentemente, seus municípios”, ponderou o presidente.

Perfil do Secretário

Sampaio é formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, delegado da Polícia Federal desde 2003 e foi secretário da Segurança Pública do Distrito Federal até dezembro de 2017. Ele também atuou como superintendente regional da Polícia Federal no Maranhão, coordenador nacional da Segurança da Copa do Mundo 2014 e coordenador da Segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em 2019 assumiu a cadeira de Secretário da Segurança Pública do Tocantins e posteriormente o cargo de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), para o qual foi reconduzido.

 

*Com informação da Assessoria