Nesta quarta-feira (19) a Microsoft informou que desativará oficialmente o navegador Internet Explorer em junho de 2022, mais de 25 anos após o seu lançamento. As próximas atualizações serão feitas exclusivamente no Edge.

“Com o Microsoft Edge, oferecemos um caminho para o futuro da web, respeitando o passado. A mudança era necessária, mas não queríamos deixar para trás sites e aplicativos confiáveis e ainda em funcionamento “diz o comunicado da empresa em seu blog.

Para a Microsoft o Edge é mais rápido, seguro e moderno que o programa anterior, além de ser compatível com plataformas antigas.

” O Edge oferece a proteção mais bem avaliada contra ataques de phishing e malware no Windows 10, com o Microsoft Defender SmartScreen. Ele também oferece o Password Monitor, que varre a dark web para identificar se suas credenciais pessoais foram comprometidas.”

Os usuários devem passar a usar o Edge até junho do próximo ano.

Lançado em 1995, o IE chegou a se tornar o principal navegador do mercado, mas perdeu espaço após a chegada de concorrentes como Mozilla Firefox e o Google Chrome.