Uma criança autista, de 8 anos, era mantida em cárcere privado, dentro de um canil sem nenhum tipo de higiene em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A mãe e a avó materna do garoto foram presas. A vítima também era torturada.

A Polícia Civil descobriu o crime após a denúncia de vizinhos da família e a ação da polícia contou com o apoio do Conselho Tutelar. Segundo o delegado José Salomão Omena, o menino foi encontrado “trancado no canil sozinho e com diversos ferimentos no corpo, elevado grau de desidratação e desnutrição”.

A mãe e a avó foram presas em flagrante — seus nomes não serão divulgados, de maneira a proteger a identidade da criança. Elas foram indiciadas pelos crimes de tortura e cárcere privado. Mãe e avó alegaram que a criança tinha problemas mentais e por isso era mantida presa para evitar que ela fugisse.

O delegado informou ainda que o imóvel onde a criança estava trancada fica localizado na comunidade do Gogó da Ema. “Esse resgate e essas prisões ocorreram através de uma ação de inteligência da Polícia Civil. A Vara da Criança e da Juventude determinou a entrada no local pelo Conselho Tutelar para evitar confronto entre a polícia e traficantes. A polícia prendeu a mãe e avó em outra localidade que não pode ser revelada”.

O menino foi levado para atendimento médico e está internado sob cuidados de uma equipe multidisciplinar, devido às lesões e o estado mental delicado.