A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou o MV Shandong da ZHI, que está ancorado no Maranhão, em quarentena. Isso porque um dos tripulantes da embarcação é um indiano de 54 anos e que foi diagnosticado com Covid-19.

O tripulante foi levado para um hospital privado na cidade de São Luís. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o diagnóstico do tripulante foi feito através de um exame de PCR.

A amostra coletada também deve ser enviada depois para o Instituto Evandro Chagas para saber se o tripulante é portador da nova variante Coronavírus, a B.1617, que teria capacidade de transmissão maior do que a cepa original do vírus. Esta variante surgiu na Índia e ainda há registro dela no Brasil,

Nesta semana, o governo federal proibiu voos internacionais com origem ou passagem pela Índia, país que enfrenta uma crise decorrente de uma alta recorde de casos e mortes por covid-19. A proibição se soma a restrições da mesma natureza relativa a voos de Reino Unido, Irlanda do Norte e África do Sul.

Na Índia, já são mais de 24,68 milhões de casos e mais de 270.000 mortes, o que coloca o país atrás apenas dos Estados Unidos nas duas métricas.